O ELEMENTO AR

.

.

Ar é a capacidade mental ou sociabilidade. É a forma como você se comunica. O ar é leve e essencial ao movimento; quando o elemento Ar estiver em equilíbrio, existe graça nos movimentos físicos, percepção equilibrada e boa comunicação com os outros.

O elemento Ar rege os sistemas respiratórios e nervosos.

 

O EXCESSO DE PLANETAS EM SIGNOS DE ELEMENTO AR

 

A superabundância de ar no horóscopo pode lhe deixar inquieto(a), ansioso(a), nervoso(a) e trêmulo(a). Sua mente está sempre em ação e deve ser controlada e guiada. Você pode tender a mexer com todo o tipo de curiosidade sem chegar a muitos resultados. A mente pode fazer-lhe fugir da realidade, às vezes, levando-o(a) para um mundo de imaginação, outras para um senso de “realidade” totalmente fora de contato com o que é possível.

 

Tendências

Fisiologicamente, esse excesso poderá ocasionar sistema nervoso altamente ativado e extremamente sensível. Pele seca e áspera,  unhas e cabelos quebradiços, rigidez nas juntas (como artrite), flatulência, asma e transtornos nervosos. Psicologicamente, o excesso de ar poderá tornar-nos desligados e impessoais. (Muitos associam o signo de Aquário a esses problemas).

A pessoa pode apresentar excesso de autoridade, ser diletante, fora da realidade, ter pouco sentimento, não conhecer seu corpo e suas necessidades básicas, ser desligada, ter o sistema nervoso frágil, ser sujeito à exaustão.

 

Para Equilibrar o Excesso de Ar

O ar seca a água no corpo e, assim, os tipos aéreos tendem a ser magros; requerem muita água e líquidos, bem como óleos em seu corpo para equilibrar a secura.

Exercícios ao ar livre, como caminhar, nadar, são importantes.

Mantenha uma dieta rica em grãos integrais (que são estabilizantes e contêm a maioria das vitaminas do Complexo B) e em vegetais folhudos (que contêm bastante clorofila, o íon do magnésio), com suplementos de vitaminas e minerais como o complexo B, o magnésio, o manganês;

Use tons azuis-escuro e tons violeta para relaxar o sistema nervoso;

Use cristais como a Turmalina azul, a Calcita verde, a Crisocola, e pedras como o Lápis-lázuli, a Safira e a Água marinha, que levam paz e equilíbrio ao sistema nervoso.

Beba chás de ervas calmantes como a camomila, a erva-dos-gatos, a escutelária, a verbena, o lúpulo e a valeriana;

Use os remédios florais como White-Chestnut, o Mímulus, o Morning-Glory e o Lavender (com acompanhamento do seu terapeuta).

Na medicina chinesa, o fogo controla o ar e, portanto, os alimentos ricos em condimentos picantes, que promovem a circulação e a digestão, são valiosos.

 

A FALTA DE PLANETAS EM SIGNOS DE ELEMENTO AR

 

Tendências

Pode ter problemas de articulação e de expressão. Indica também um certo peso e tendência a levar tudo a sério.

 

Para Equilibrar a Falta de Ar

Essas pessoas nunca deveriam morar num apartamento com ar condicionado; elas necessitam de ar circulante e fresco.

Incenso se relaciona com ar,  assim como perfume. Se não quiser queimar incenso, coloque uma gota de perfume numa lâmpada e veja o que acontece em seu apartamento. Ar tem a ver com olfato e audição;

É  bom ter sons agradáveis ao seu redor através de boa música.

É bom usar as cores azul-celeste, coral  (a cor das nuvens durante o nascer e o por do sol) e cinza, ou tê-las em sua decoração.

Para você  que tem falta do elemento  Ar, os exercícios de uma respiração profunda são uma necessidade. Trabalhe em grupo para aumentar sua habilidade de comunicação; tente dançar e se tornar cônscio do movimento através do espaço.

Chás de ervas, tais como Gotu-kola e Fo-ti (erva chinesa chamada de elixir da vida), estimulam a atividade cerebral;

Remédios florais como Scleranthus, Sweet pea, Quaking Grass e o Penstemon irão ajudá-lo a relacionar-se com as pessoas (com acompanhamento do seu terapeuta).

Na medicina chinesa, a terra estimula o ar; seria, portanto, aconselhável trabalhar com os meridianos do estômago e do baço.

 

MÚSICAS

 

R. Strauss

    Don Juan  

    Vida de herói 

 

Canções de Bob Dylan, Mason Williams, Judy Collins, Gordon Lightfoot e Dan Fogelburg  

 

Mozart

    Concertos para trompa 

    Concerto para clarineta

 

Gershwin

  Rhapsody in Blue

 

Trilha sonora de Born Free

 

Shankar

    Indian Ragas  

    Concerto de cítara

 

Hodgers

    Assassinato na Décima Avenida  

    Sinos Tibetanos  

 

Holdbridge

    O outro lado da montanha, 2.º parte

    A música de Holdbridge  

 

 


"Só se vê bem com os olhos do coração"

(Saint Exupéry)