O ELEMENTO FOGO

.

.

Quando o elemento fogo está em equilíbrio as  pessoas se mostram com auto-envolvimento,  entusiasmo, são intuitivas, alegres, expontâneas, esperançosas, dinâmicas e criativas; temos boa energia física e vitalidade, auto-confiança, otimismo, coragem, inspiração, calor e afeição.

O elemento Fogo rege o calor do corpo e a digestão; está também relacionado com a purificação, pois a transpiração permite ao corpo livrar-se das toxinas.

Daí  as pessoas de fogo necessitarem de bastante atividade. Devem estar em bastante contato com o sol para restaurar energias no verão e evitarem problemas no inverno.  

.

O EXCESSO DE PLANETAS EM SIGNOS DE ELEMENTO FOGO

.

A tendência é deixar demais ativo e inquieto, tendendo a ter problemas no trato com as outras pessoas. Trás a tendência a inquietações, egoísmo, crueldade, agressividade e ao uso do álcool, drogas. Difícil controlar os desejos. Pode leva-lo à auto-valorização, vaidade e amor à pompa e grandeza.

 

Tendências

Fisiologicamente pode causar azia, problemas de fígado como hepatite, problemas estomacais como úlceras (excesso de bílis), problemas da vesícula biliar, inflamações, erupções da pele, febres e excesso de transpiração.

 

Para Equilibrar o Excesso de Fogo

Tente alimentos refrescantes, nadar e se banhar. Usar cores frias, como azul e verde.

Os remédios florais como Impatiens, para os facilmente irritáveis, ou a Chamomile, para acalmar estados altamente emocionais (com acompanhamento do terapeuta).

A medicina Chinesa trabalha com os rins, que são órgãos da água, para equilibrar o excesso de Fogo.  

.

A FALTA DE PLANETAS EM SIGNOS DE ELEMENTO FOGO

.

Indica falta de energia, pessimismo, medo de competições ou ameaças, você pode tender a não enfrentar obstáculos. Pode admirar  ou se ressentir das pessoas que têm capacidade de luta e iniciativa e que conseguem seus objetivos. Não terá tanta auto-confiança quanto deveria e tenderá a fazer comparações entre o que estiver fazendo e o que outras pessoas estiverem, na mesma área. Isso pode ocorrer em relações interpessoais.

 

Tendências

Pode causar má circulação e extremidades frias, um corpo rijo, músculos fracos, pouca vitalidade, indigestão, desespero, falta de coragem e falta de confiança.

 

Para Equilibrar a Falta de Fogo

Quando essa energia estiver ativada, ou seja, quando o desânimo acontecer, você deve usar a cor vermelha, tomar um banho de sal grosso que ajudam a reativar a energia.

Os exercícios físicos ou aeróbicos fortalecem o coração e o sistema circulatório. As atividades como marchas prolongadas e o alpinismo vão lhe conferir força aumentando a auto-confiança e a coragem estimulando a energia ígnea.

Acrescente aos seus alimentos condimentos picantes, tais como pimenta malagueta, canela; faça chás de gengibre e de hortelã-pimenta, que estimulam a digestão;

Use roupas de cor vermelhas, laranja, amarelo-alaranjado (ou ter essas cores em sua decoração).  Seria bom ter uma lareira de lenha, ou acender velas, ou ter qualquer coisa ao seu redor que se relacione com fogo.

Tente remédios florais como Indian-paintbrush e o Scarlet Monkeyflower (com acompanhamento do terapeuta)

Use aromas como a pimenta do reino, manjericão e a canela.

Na medicina chinesa, a madeira estimula o fogo. O fígado e a vesícula biliar são órgãos relacionados com a madeira e, assim, convém estimular esses órgãos.

 

MÚSICAS

 

J.S. Bach

    Toccata e Fuga (versão orquestral, regente Stokowski)

 

Wagner

    Abertura e Prelúdio dos “Mestres Cantores”  

    A Cavalgada das Valquírias

    Alvorada e A viagem de Siegfried pelo Reno  (de Die Gotterdammerung)

 

Verdi

    Grande Marcha (da Aída)

 

Beethoven 

    Fantasia Coral para piano, coro e orquestra

    Sinfonia n° 9

    Sinfonia n°5

 

Rachmaninoff

    Concertos para piano n° 2 e 3 

    As estações

 

F. J. Haydn 

    A criação

    Missas

 

Suppé 

    Abertura (de O poeta camponês)

    Abertura (de A cavalaria ligeira)

 

 


"Só se vê bem com os olhos do coração"

(Saint Exupéry)